segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Muitos abandonam a Igreja “talvez porque nunca entraram nela”,

http://img.cancaonova.com/noticias/noticia/243042.jpg


Dom Odilo Scherer fala sobre a iniciação à vida cristã

“Por que muitas pessoas abandonam a Igreja? Talvez porque nunca entraram nela, de fato”, considera o arcebispo de São Paulo.

Dom Odilo Scherer comenta na edição desta semana do jornal arquidiocesano “O São Paulo” o tema da iniciação à vida cristã, tratado recentemente pelos bispos do Brasil em assembleia geral.

O cardeal explica que se ouve sempre falar dos “sacramentos de iniciação cristã”, Batismo, Eucaristia e Confirmação. “Na verdade, porém, um verdadeiro processo de iniciação à vida cristã geralmente não acontece, ou apenas acontece um pouco”.

“Por isso temos tantos católicos apenas ‘nominais’, que nunca foram introduzidos nos ‘mistérios da fé’ e não conhecem sua fé, nem a proposta de vida eclesial, nem têm condições de apreciar a verdadeira beleza e o valor da vida cristã. Não é bem isso que faz falta em nossa Igreja?”, questiona.

Segundo o arcebispo, a transmissão da fé já não acontece mais “automaticamente”, “como talvez acontecia em outros tempos e em lugares do interior”. “A grande cidade oferece tantas opções e alternativas, sobretudo a de não se ligar a nenhuma Igreja ou prática religiosa”.

Dom Odilo explica que na recente assembleia da CNBB, os bispos, ao tratarem da ‘iniciação à vida cristã’, “falaram de um novo método de evangelização, mais adequado às nossas condições e necessidades atuais. É a necessária ‘conversão pastoral’ que precisamos fazer”.

“A vida cristã é uma experiência vivida: então as pessoas precisam ser ajudadas a realizar essa experiência de maneira válida e eficaz. É também um caminho: pois então, é preciso empreender o caminho e andar por ele, descobrindo, pouco a pouco, para onde ele leva”, afirma o arcebispo.

A vida cristã “é ainda um ‘discipulado’, uma experiência dinâmica e envolvente; e, como nos recomendou a Conferência de Aparecida, aprende-se a ser discípulo na medida em que se está com o Mestre”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário